segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tempo do Advento.




                Durante este tempo, os fiéis (nós) são exortados a se prepararem dignamente para celebrar o aniversário da vinda do Senhor ao mundo, como a encarnação do Deus de amor, de maneira que suas almas sejam moradas adequadas ao Redentor que vem através da Sagrada Comunhão e da graça, e em consequência estejam preparadas para sua vinda final como juiz, na morte na morte e no fim do mundo.
                 Advento é o período de quatro semanas preparatórias para o Natal. O termo cristão, mas de origem pagã. a palavra vem do Latim, ad-venio, e significa chegar. Nos escritos cristãos dos primeiros séculos torna-se termo clássico para designar a vinda de Cristo ao mundo.
                 A história do advento, no rito romano, começa no Século VI, no sentido de espera jubilosa do Natal, e a sua pré-história remonta às Gálias e á Espanha dos fins do Século IV, como preparação ascética (exercícios práticos que levam à efetiva realidade das virtudes) para o Natal e a Epifania.
                 A liturgia romana dá grande lugar à Mãe de Cristo. as esperanças messiânicas forma concretizadas pelo "fiat" de Maria: nasce o Messias, o Filho de Deus, Rei e Libertador, que vencerá o mal e reinará eternamente sobre o seu povo.
                 
                O tempo do advento tem, então, duplo significado:
1) É o tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus, anunciada pelos profetas. Uma vinda marcada pelo amor e pela misericórdia, á qual Jesus nasce na humilde condição humana, vindo para nos salvar do pecado e da morte eterna.
2) Também é tempo em que as mentes se voltam, ou deveriam se voltar, para a expectativa da parusia, a segunda vinda de Cristo no final dos tempos.

               Por essas razões, o advento se apresenta como o tempo de devota alegria expectativa. O Advento, portanto, já não é considerado como tempo penitencial.

               O Advento marca o início do Ano Litúrgico. Veja como a Igreja se prepara, através da Palavra de Deus, para festeja esse tempo:
1) Esperança vigilante do Senhor.
2) Advertência de João Batista: preparai os caminhos do Senhor
3)Presença dos tempos messiânicos; alegria
4)Encarnação do Verbo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário